Pintor de Henrique VIII escondeu alguns segredos em suas obras - e um remete à quarta esposa do rei

Franny Moyle é não só uma amante da arte, como também uma especialista na área. Ou seja, ela é capaz de identificar características que a maioria das pessoas mal notam. Aliás, foi isso que aconteceu: Moyle analisou um trabalho do retratista pessoal de Henrique VIII e acabou encontrando uma mensagem oculta.

O responsável por isso? Você já deve ter ouvido falar dele. Afinal, este homem é ninguém menos que Hans Holbein, um dos retratistas mais talentosos da história. Ao notar o dom dele, Henrique VIII rapidamente contratou o alemão para ser seu pintor da corte.

Obviamente, Holbein ficou encarregado de pintar um retrato do próprio rei. No entanto, ele também trabalhou com retratos de pessoas próximas ao soberano. Inclusive, foi uma destas peças de 1540 que chamou a atenção de Moyle séculos depois.

Moyle está ciente das singulares técnicas de Holbein, assim, ela sabe que seu trabalho muitas vezes diz mais do que se pode ver em um relance. Em outras palavras, as pinturas desse artista às vezes contêm mensagens ou sinais secretos, até porque tudo o que ele criou foi meticuloso e nenhum detalhe foi acidental. Dessa maneira, aquilo era bem importante e contava toda uma história.

Com isso em mente, Moyle não pôde deixar de notar algo a respeito do trabalho de 1540 de Holbein. À primeira vista, a imagem retrata uma das esposas de Henrique, porém, a especialista teve a impressão de que havia algo mais na peça. Então, ela começou a investigar e o que encontrou desafia totalmente o conhecimento que temos na atualidade.